Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo


  1. Identificação do Projeto

Título do Projeto: Corpo, Arte e Saúde – Conhecendo o corpo através das tecnologias
Professores: Graça Regina Armond Matias Ferreira, Mônica Moreau e Rosana Sales de Jesus, Sandra Pita e Lucinalva Borges
Escola: Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira/ Programa EMITEc - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
Disciplina: Biologia, Artes, Química, Língua Portuguesa
Turma: 2º ano do Ensino Médio
Duração prevista para o projeto: 01 unidade letiva (3ª Unidade)

  1. Tema:
Os alunos estão trabalhando com as questões relacionadas ao tema previsto, tanto na sala de aula, como nas atividades desenvolvidas em casa, nos sábados letivos e nas atividades extraclasses para o desenvolvimento do projeto. Durante as aulas, são tratadas as questões teóricas, onde os alunos apresentam as pesquisas realizadas, discutem que tipo de material será utilizado, visualizam através de mapas e modelos anatômicos.
  1. Disciplinas:
Dentre as disciplinas previstas para trabalhar com a temática, as disciplina de Biologia, Química e Física estão envolvidas diretamente com o desenvolvimento do Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo. Os conhecimentos teóricos foram mobilizados no projeto através do conhecimento do corpo, saúde e algumas doenças que facilmente podem ser prevenidas com ações e pequenas modificações relacionadas às ações curriculares.

  1. Objetivos:
Os objetivos previstos estão sendo atingidos de maneira adequada e no tempo previsto. Os objetivos de estudo e construção estão sendo realizados e atingidos aos poucos. Até o momento concluído não temos nenhum objetivo concreto, entretanto, como mencionado, estão em andamento. Os objetivos de finalização, tais como: “Elaborar uma apresentação entre as principais doenças que acometem esses sistemas” e “Integrar os conteúdos teóricos às vivências através dos modelos anatômicos criados” só poderão ser atingidos em etapas mais posteriores.

  1. Ações:
Dentre as ações previstas já foram realizadas as de cunho de pesquisa e relacionados ao conteúdo teórico, visto que a unidade teve início a pouco tempo. As aulas estão ocorrendo de forma bem mais empolgante e os alunos têm participado ativamente das discussões, apresentando muitos questionamentos que são discutidos e se pertinentes levados como tarefas para serem pesquisadas com auxílio das tecnologias (vídeos, atlas, Internet, dentre outras), essa estratégia se destaca entre as mobilizadas pelos alunos no desenvolvimento do projeto. As dificuldades são enfrentadas aos poucos, relacionadas ao curto tempo para grandes discussões. Para superá-las está sendo solicitada uma estratégia de estudos extraclasse na tentativa de envolver os alunos, com o apoio das tecnologias que são instrumentos imprescindíveis para esse trabalho de autoconhecimento e atualização.

  1. Atitudes:
Muitas atitudes e valores são vivenciados neste projeto, como espírito de equipe, respeito ao próximo, ao corpo e ao meio ambiente, saber ouvir e saber se expressar, respeito à opinião do outro, conhecimento e prevenção de doenças, dentre outros.

  1. Resultados:
Os resultados esperados estão dentro dos objetivos comuns, que como mencionados estão sendo trabalhados e onde se prevê: 1. A construção em 3D dos órgãos do corpo humano, buscando uma visão sistêmica do organismo; 2. A comparação do funcionamento dos sistemas apresentados, buscando responder aos questionamentos dos alunos; 3. Uma apresentação as principais doenças que acometem esses sistemas e 4. A integração os conteúdos teóricos às vivências através dos modelos anatômicos criados. Para atingir os objetivos previstos espera-se continuar com esse entusiasmo dos alunos, através do desenvolvimento das aulas.