terça-feira, 6 de setembro de 2011

PROJETO A Escola Pede Paz

Cursista: Sofia Elizabete Alves de Santana 

Identificação do Local: 
Centro Educacional Reitor Edgard Santos. Série (Ensino Fundamental - I e II). Possui uma média de 700 alunos e 27 professores dois coordenadores, e diretor e um vice-diretor. Todas as áreas participaram e teve como duração quatro unidades.

Tema do projeto: 
A Escola Pede Paz 

Características do projeto:  
Este foi um projeto interdisciplinar na medida em que as ações foram desenvolvidas por equipes responsáveis, independente da área de atuação. Não ouve o conteúdo agora é historia, ou matemática. O foco era no sentido que afirma FAZENDA (Apud PRADO, 2009) “na difusão do conhecimento, voltada para favorecer a aprendizagem pelo estabelecimento de complementariedade entre as disciplinas”. 

Descrição geral do projeto: 

A violência não é um fenômeno recente. No entanto, é possível afirmar que as suas manifestações se multiplicam, assim como os atores nela envolvidos. Na escola cada vez mais o problema está se agravando. O comportamento agressivo ou violento neste espaço é hoje um fenômeno social mais complexo e difícil de compreender, por afetar a sociedade como um todo, atingido diretamente as crianças e jovens de todas as idades, em todas as escolas do país e do mundo. E neste contexto que as questões relativas às relações entre escola e violência vêm emergindo, com especial dramaticidade entre nós. É neste contexto que se insere o projeto “A Escola Pede Paz” que buscou integrar a família e comunidade num processo de reconstrução de valores sadios e sociáveis onde o outro seja parte de nós, na relação do convívio harmonioso e saudável. Este teve a leitura, a escrita e a oralidade como eixos para o desenvolvimento do trabalho em prol da não violência, todas as ações se voltaram para a formação de valores de paz e de respeito. O projeto teve doze ações que foram realizadas ao longo de quatro unidades: Ação nº 01- apresentação; Ação nº 02 - Implementação; Ação nº 03 - Conservação do Patrimônio Público; Ação nº 04- Violência nas Relações de Vivência Escolar; Ação nº 05- Implantação de uma Cultura da Paz; Ação nº 06 – Implantação da Cultura da Paz; Ação nº 07-Ação de Integração: Praticando a Paz; Ação nº 08- Reflexão sobre a Naturalização da Violência; Ação nº09Reflexão sobre a Violência Mundial; Ação nº10 – Conhecendo a Luta Histórica por uma Cultura da Paz; Ação nº 11 – A Escola Pede Paz; Ação nº 12 – Envolvendo a Comunidade na Proposta da Paz; Ação nº 13 – Culminância do Projeto. Este projeto foi realizado no ano de 2006. 

Tecnologias utilizadas: 
Todas (TV, DVD, Data show, Midas, som, entre outras), principalmente porque a culminância foi à execução de um espetáculo com atividades referentes ao que foi desenvolvido durante o projeto. 

Comentários: 
A partir da realização desse projeto a violência na escola Edgard Santos diminuiu consideravelmente. Isto prova, que, se toda a comunidade escolar estiver envolvida na realização de projetos na escola pode ajudar a resolver muitos problemas nela existente, inclusive o da leitura, da escrita e da oralidade que também foram prioridades neste trabalho. Com este projeto em primeiro lugar no concurso da empresa COFIC sobre projetos escolares e compramos uma mesa de som para a escola com dinheiro do som. 

Em relação à referência, não temos conhecimento se a empresa COFIC publicou este projeto. No entanto na época foi publicado no site da SEDUC o nome do projeto vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário